Voltar

20/2/2018

Esporte faz evento de entrega do troféu do Jori


A delegação rio-pretense campeã do Jori (Jogos Regionais do Idoso) fez, nessa terça-feira (20/02), a entrega simbólica do troféu do torneio ao prefeito Edinho Araújo, e à primeira-dama Maria Elza, em cerimônia realizada no Centro Regional de Eventos. O grupo, composto por 120 pessoas, entre atletas e dirigentes, participou dos jogos com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer e em parceria com o Fundo Social de Solidariedade.

Rio Preto terminou a edição de número 22 do Jori, disputada na cidade de Andradina entre os dias 23 e 28 de janeiro, em primeiro lugar na classificação geral, com 165 pontos, seguida de Araçatuba (134) e Catanduva (107,6). A cidade foi representada em todas as 14 modalidades do Jori e se sagrou campeã em 10 categorias.

Os atletas que terminaram as competições em primeiro ou segundo se classificaram para os Jogos Abertos do Idoso (JAI), que serão realizados em março, na cidade de Praia Grande.

Para competir nos Jogos, é preciso ter pelo menos 60 anos. O Jori é realizado pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Governo do Estado de São Paulo.

Daniel Martins

leia mais

9/8/2017

Atletas de São José do Rio Preto se preparam para Jogos Regionais do Idoso


A prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer em parceria com o Fundo Municipal de Solidariedade, prepara uma delegação de 106 competidores para participar da 21ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (Jori), realizada em Votuporanga entre os dias 16 e 20 de agosto. A delegação completa terá 119 pessoas.

Rio Preto irá participar das 14 modalidades disputadas: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez.

No grupo que irá disputar a modalidade coreografia, a empolgação é total. A integrante Cidinha Pellegrini, 61 anos, conta que elas estão ensaiando desde março. “A expectativa é a melhor possível. Queremos uma grande vitória”, diz.

Também na equipe de coreografia, a mais experiente do Rosimary Issas, compartilha o sentimento de união da equipe: “Tenho 76 anos, tenho orgulho da minha idade, de poder estar participando junto com minhas amigas. Eu acho maravilhoso”, afirma.

Vitalidade não falta: a aposentada Lilian Ribeiro, 68 anos, que compete no vôlei adaptado, já esteve em seis edições do Jori e tem uma rotina esportiva de dar inveja a muitos jovens: “Pratico esporte todos os dias, de manhã e à noite. Algumas vezes, até três vezes ao dia”, diz.

Os efeitos das atividades físicas frequentes vão muito além da disposição. “Eu estava perto de usar marcapasso. Comecei a praticar esportes com 35 anos. Hoje, vou ao cardiologista, faço todas as etapas do exame de esteira e está tudo normal”, afirma Dinha Fereli, hoje com 69 anos, competidora do vôlei adaptado.

A coordenadora de esportes comunitários da Secretaria de Esportes, Daniela Carvalho, fala da importância dos Jogos na vida dos competidores: “Essa é uma forma de incentivar a turma da melhor idade a praticar atividade física e eles adoram participar, viajar, receber medalha. É também uma forma de conhecer e interagir com outras pessoas”, diz.

Os Jogos Regionais do Idoso tiveram início em 1994, em São Paulo, com o nome de “Caros Coroas”, recebendo o nome atual no ano seguinte. Incialmente, a idade mínima para participar era de 55 anos, mas em 1998 ela foi elevada para 60 anos. Não há limitação de idade máxima. Os jogos foram criados com o objetivo de promover socialização e integração para os atletas da terceira idade, numa competição saudável que entrega medalhas a todos os participantes.

Neste ano, os Jori serão disputados em oito regiões administrativas do estado. O maior número de competidores será concentrado justamente em Votuporanga, que receberá 3 mil participantes, de 70 cidades. Os Jori são classificatórios para os Jogos Abertos do Idoso (JAI), que serão realizados em Sertãozinho, de 18 a 22 de outubro.

Uniformes
Nessa sexta-feira (11/08), a Secretaria de Esportes, Cléa Bernardelli, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Maria Elza Araújo, farão a entrega das camisetas para os atletas participantes do Jori, no Centro Regional de Eventos.

leia mais

20/6/2017

JORI – Jogos Regionais dos Idosos 2017


Competição realizada numa parceria entre Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude com o Fundo Social de Solidariedade, idealizada por dona Lila Covas em 1995.

São 14 modalidades disputadas entre atletas de ambos os gêneros com, no mínimo, 60 anos de idade: atletismo; bocha; buraco; coreografia; damas; dança de salão; dominó; malha; natação; truco; tênis; tênis de mesa; voleibol adaptado e xadrez;

Os Jogos dos Idosos tiveram seu início em 1994, com a nomenclatura de “Caros Coroas”, em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera.

O evento foi um sucesso, e a (antiga) Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, hoje Secretaria de Esporte,

Lazer e Juventude organizou outro encontro dos participantes em 1995, mas já com o nome de Jogos Regionais do Idoso (JORI), com objetivo principal proporcionar aos participantes a socialização, integração, e participação em evento, competindo saudavelmente entre si, buscando a superação, pois todos os atletas ganham medalha pela sua atuação na competição.

Para a inclusão nos Jogos, até o ano de 1997 a idade mínima era de 55 anos, mas a partir do ano de 1998 a idade minima foi elevada para 60 anos. Os jogos passaram a realizar-se em algumas regiões paulistas, evoluíram e tornaram-se classificatórios para JEI – Jogos Estaduais do Idoso, que atualmente intitulada como JAI – Jogos Abertos do Idoso.

Somando as 8 Regiões Esportivas do Estado, participaram do JORI 2016, foram 14 mil pessoas no total, incluindo atletas, árbitros, técnicos e equipes de apoio, foram envolvidas no evento 21 mil pessoas.

- See more at: http://www.selj.sp.gov.br/?page_id=6941#sthash.HRmik2qJ.dpuf

leia mais

Você esta na página 1 de 1