Voltar

27/9/2019

Projeto Trilhando a Longevidade Ativa


A Associação das Damas de Caridade, por meio do Projeto Trilhando a Longevidade Ativa em Parceria com o Conselho Municipal do Idoso (CMDI), Cervejaria AMBEV, Secretaria Municipal de Assistência Social , Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo Convida para o "Encontro para Longevidade - Envelhecimento saudável e ativo" .

O encontro tem o intuito de dar maior visibilidade aos benefícios da prática de atividades físicas e fomentar maior participação da comunidade idosa do município. Será organizado a partir da oferta de atividades de práticas corporais, como lian gong, caminhadas, danças, palestras sobre alimentação saudável e rodas de conversa sobre o envelhecimento ativo e saudável.

leia mais

26/7/2019

Prefeitura inscreve para cursos CPA 10 e Cuidador de Idosos


A Secretaria do Trabalho e do Emprego de Rio Preto está com inscrições abertas para dois cursos profissionalizantes.

Até a próxima sexta-feira (26), estão sendo feitas inscrições para o curso ANBIMA CPA 10, destinado a pessoas que atuam ou pretendem atuar na área financeira, como em agências bancárias, de investimento e até mesmo no serviço público.

São oferecidas 30 vagas para turma cujas aulas serão de 05 de agosto a 09 de setembro, de segunda a sexta-feira, no período no turno, nas dependências do Centro Universitário Unorp.

A formação vai tratar de ética, regulamentação e analise do perfil do investidor; noções de economia e finanças; princípios de investimentos conceitos; fundos de investimento; investimentos em renda fixa e variável e previdência.
Para participar, o candidato precisa ter ensino médio completo.

O segundo ofertado é de Cuidador de Idosos, cujo prazo de inscrições vai até dia 31 de julho. São 30 vagas para turma que começa no dia 26 de agosto e vai até 16 de setembro, com aulas de segunda a sexta-feira, o período da manhã, as dependências da ETEC Philadelpho Gouvêa Netto.

Com 80 horas/aula, a formação vai qualificar profissionais para o atendimento de especificidades da velhice, passando pelo cuidado, administração de medicação e de banho e outras orientações relativas.

“Os cursos que estão sendo oferecidos foram planejados conforme necessidades identificadas no mercado de trabalho local. Por isso, a formação tem grande potencial de acesso dos participantes ao emprego”, explica o secretário da pasta, Edemilson Favaron.

Os interessados em participar devem fazer pré-inscrição pelo site da Prefeitura, www.riopreto.sp.gov.br/balcaoempregos, em Inscrição em Cursos, ou presencialmente na Praça Laranja do Poupatempo ou na sede da secretaria, que fica na rua Ondina, 216, na Redentora. Outras informações podem ser obtidas pelo 3211 4950.

CPA 10 – 30 vagas
Inscrições até 26 de julho
De 05/08 a 09/09, de segunda a sexta-feira, noturno Aulas no Centro Universitário Unorp

Cuidador de Idosos – 30 vagas
Inscrições até 31 de julho
De 26/08 a 16/09, de segunda a sexta-feira, matutino
Aulas na ETEC Philadelpho Gouvêa Netto

Acesse o link abaixo
https://www.riopreto.sp.gov.br/cmdi/

leia mais

21/6/2017

EU MAIOR - Entrevista com Professor Hermógenes

O que é FELICIDADE para você?

Antes de responder essa pergunta, queria que te inspirar com esta emocionante entrevista que o Professor Hermógenes deu no filme EU MAIOR.

Queria te convidar também para se cadastrar em nossa lista de amigos. Estamos prestes a anunciar algo bem legal, e tenho certeza que você vai gostar de ser avisado em primeira mão.

Professor Hermógenes

Um dos precursores do yoga no Brasil, desenvolveu diversos métodos de terapia holística, escritor de vasta obra, mestre de uma visão espiritual ampla, amorosa e sincretista.

É doutorado em Yogaterapia pelo World Development Parliament da Índia e Doutor Honoris Causa pela Open University for Complementary Medicine. O professor Hermógenes recebeu a Medalha de Integração Nacional de Ciências da Saúde e o Diploma d’Onore no IX Congresso Internacional de Parapsicologia, Psicotrônica e Psiquiatria (Milão, 1977).

Escolhido o Cidadão da Paz do Rio de Janeiro, em 1988, o Professor Hermógenes recebeu a Medalha Tiradente em 8 de maio de 2000. A premiação foi conferida pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, pelo bem-estar e benefícios à saúde que as obras de José Hermógenes de Andrade Filho levaram para os brasileiros.

É fundador da Academia Hermógenes de Yoga.

www.institutohermogenes.com.br

leia mais

22/5/2017

6 CAUSAS DA PERDA DE MASSA MUSCULAR


Conheça os fatores que abrem caminho à sarcopenia, uma degeneração dos músculos, e monte seu plano de prevenção ou contenção.

Como todo processo associado ao envelhecimento, a perda de massa muscular está relacionada a alterações fisiológicas que ocorrem naturalmente ao longo dos anos.

A queda dos níveis de testosterona, por exemplo, impacta na síntese de proteína, fundamental para a formação dos músculos.
No entanto, alguns hábitos são determinantes para prevenir ou acelerar esse problema, que tanto interfere na qualidade de vida. Atenção aos principais:

1) Sedentarismo
O músculo precisa de estímulo para manter seu vigor. Ficar parado, portanto, é um dos principais motivos que levam o corpo a se tornar cada vez mais mirrado.

2) Alimentação desequilibrada
Proteína é fundamental, mas não podemos esquecer os carboidratos. Se eles faltarem, a proteína é desviada para gerar energia e os músculos ficam desabastecidos.

3) Vício em cigarro
Já se sabia que o tabagismo arruína as células dos ossos, favorecendo a osteoporose. Mas pintam indícios de que ainda soma prejuízos às fibras musculares.

4) Abuso de bebidas alcoólicas
O consumo excessivo de álcool, embora não seja causa direta da sarcopenia, pode ter efeitos nocivos sobre o tecido muscular esquelético e diminuir a massa magra.

5) Uso crônico de remédios
Lançar mão indiscriminadamente de corticoides e medicamentos à base de hormônio pode conspirar em favor do enfraquecimento da musculatura.

6) Noites maldormidas
A redução na quantidade e na qualidade das horas de sono corrompem a renovação do tecido muscular, colaborando para a sarcopenia.

Por Goretti Tenorio

leia mais

19/5/2017

O que é Geriatria e Gerontologia.


O QUE É GERIATRIA?
É a especialidade médica que se integra na área da Gerontologia com o instrumental específico para atender aos objetivos da promoção da saúde, da prevenção e do tratamento das doenças, da reabilitação funcional e dos cuidados paliativos.
Abrange desde a promoção de um envelhecer saudável até o tratamento e a reabilitação do idoso. O processo de envelhecimento impacta no comportamento orgânico, demandando abordagens diferenciadas, assim como crianças e jovens apresentam especificidades que são tratadas pelo pediatra.
Geriatra é o médico que se especializou no cuidado de pessoas idosas. Ele se torna especialista após ter feito residência médica credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica e/ou ter sido aprovado no concurso para obtenção do Título de Especialista em Geriatria da SBGG/AMB. Consulte o site do Conselho Regional de Medicina do seu estado ou a lista nacional de associados titulados pela SBGG para inteirar-se sobre a titulação do seu médico.

COMO ATUA O GERIATRA?
O geriatra é um médico que utiliza uma abordagem ampla para a avaliação clínica, incluindo aspectos psicossociais, escalas e testes; por isso, a consulta geriátrica é, em geral, mais demorada.
Além de lidar com doenças como as demências, a hipertensão arterial, o diabetes e a osteoporose, o geriatra também trata de problemas com múltiplas causas, como tonturas, incontinência urinária e tendência a quedas. Ele também fornece cuidados paliativos aos pacientes portadores de doenças sem possibilidade de cura.
Frequentemente, atua em conjunto com equipe multidisciplinar, como na avaliação de tratamentos adequados e daqueles que trazem riscos e/ou interações indesejadas.
A Medicina Geriátrica é uma ciência que avança a cada dia, propiciando longevidade com melhor qualidade de vida para a população idosa.

O QUE É GERONTOLOGIA?
É o estudo do envelhecimento nos aspectos – biológicos, psicológicos, sociais e outros. Os profissionais da Gerontologia têm formação diversificada, interagem entre si e com os geriatras.
Campo científico e profissional dedicado às questões multidimensionais do envelhecimento e da velhice, tendo por objetivo a descrição e a explicação do processo de envelhecimento nos seus mais variados aspectos. É, por esta natureza, multi e interdisciplinar. Na área profissional, visa a prevenção e a intervenção para garantir a melhor qualidade de vida possível dos idosos até o momento final da sua vida.

QUEM É O ESPECIALISTA EM GERONTOLOGIA?
É o profissional com formação de nível superior nas diversas áreas do conhecimento (Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Terapia Ocupacional, Direito etc), titulado pela SBGG, apto para lidar com questões do envelhecimento e da velhice, com um olhar interdisciplinar a partir da sua área original de conhecimento.
A SBGG confere, através de concurso, o Título de Especialista em Gerontologia. Para saber como obter o título, clique aqui.

COMO ATUA O ESPECIALISTA EM GERONTOLOGIA?
Na prevenção: propõe intervenções que se antecipem aos problemas mais comuns que afetam os idosos e orienta a criação de condições adequadas para um envelhecimento com qualidade.
Na ambientação: orienta a criação de condições ambientais para uma vida com qualidade na velhice, focando os mais variados espaços por onde circulam ou vivem pessoas idosas.
Na reabilitação: propõe intervenções quando ocorreram perdas que são resgatáveis e, quando irreversíveis, orienta a criação de condições individuais e ambientais para uma vida digna.
Nos cuidados paliativos: propõe intervenções quando ocorrem doenças progressivas e irreversíveis, abrangendo aspectos físicos, psíquicos, sociais e espirituais, com atenção estendida aos familiares, visando o maior bem-estar possível e a dignidade do idoso até a sua morte.

ÁREAS DE ATUAÇÃO
Os profissionais da Gerontologia tem uma ampla área de atuação, podendo abranger, entre outras, as seguintes:
• Ensino
• Pesquisa
• Educação comunitária
• Promoção de saúde
• Controle e tratamento de doenças
• Reabilitação
• Apoio psicológico
• Manutenção e promoção da autonomia e independência
• Adaptação ambiental
• Reinserção no contexto social
• Atividades corporais e comportamentais
• Segurança e defesa de direitos
• Antropologia
• Educação

Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

leia mais

Você esta na página 1 de 1